Criando Seu Primeiro Programa em Java

Este artigo tem base e é um complemento das vídeo aulas anteriores aonde, na primeira, realizamos o download e a instalação do java. Na segunda, realizamos a configuração das variáveis de ambiente e deixamos o compilador do java (javac) ativo para todo o sistema operacional, indiferente da pasta/folder que estivermos.

Que tal agora você criar seu primeiro programa em Java?.

Iremos criar um projeto java, realizar sua compilação e sua execução. Para isso, utilizaremos um editor simples, como o bloco de notas ou o notepad++. Salvaremos o projeto em uma pasta especifica, realizando ali mesmo todos os procedimentos necessários

O objetivo aqui não é aprender java e sim, montar um pequeno programa, que possa vir a ser compilado e executado. Um novo conjunto de artigos está sendo elaborado, para que, de forma didática, você possa aprender java de uma forma lógica e consistente.

Vamos iniciar?

A primeira coisa a fazer é criar um folder/pasta em um local para receber o código fonte de nosso pequeno programa. Não esqueça que este artigo está focado no ambiente Windows. Então, se você tiver Linux ou MacOS instalado em seu computador, o procedimento será diferente, ok?!

No windows, poderemos ter o problema do gerenciamento de segurança realizado pelo sistema operacional na hora de salvarmos nossos arquivos. Para evitar isso, aconselho que você crie a pasta do projeto no desktop do seu computador. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows e, no menu de contexto, escolha a opção Novo, pasta.

Você também pode criar o folder através da tela de terminal. Basta ir em Executar e digitar CMD e, quando o terminal se abrir, você verá seu nome de usuário no prompt de comando.

Criando Seu Primeiro Programa em Java - Imagem1

Basta agora acessar a pasta Desktop através do comando cd desktop e, após,  criar uma pasta com o seguinte comando e nome: md PastaMeuPrimeiroProgramaEmJava.

Para finalizar, digite Exit para sair da tela de terminal.

Criando Seu Primeiro Programa em Java - Imagem2

Darei preferência neste artigo em utilizar muito a tela de terminal (console) do windows, visto que desta forma poderemos realmente entender como todo o processo de compilação e execução do programa está acontecendo.

Abra o bloco de notas ou um editor simples de sua preferencia e digite os códigos a seguir:

Agora salve este arquivo com o mesmo nome da classe, ou seja, MeuPrimeiroProgramaEmJava, com a extensão .java.

O editor do windows nos facilita a criação e edição do arquivo, mas, para realizar a compilação, pelo menos neste momento, devemos voltar para a tela de terminal, pois o processo de compilação será feito por linha de código (linha de comando).

Volte para a tela do terminal. Abra a pasta de projeto criada anteriormente e você verá, através do comando dir, que nosso arquivo está lá (MeuPrimeiroProgramaEmJava.java).

Criando Seu Primeiro Programa em Java - Imagem3

 

Compilando Seu Primeiro Programa em Java

Para compilar, devemos digitar o seguinte comando: javac MeuPrimeiroProgramaEmJava.java, onde:

  • javac: compilador do Java.
  • MeuPrimeiroProgramaEmJava.java: nome do nosso programa criado.

Note que a extensão .java é obrigatória. Caso você não a informe o compilador emitirá a seguinte mensagem de erro:

Pressupondo que não existem erros de digitação no código digitado anteriormente, o compilador do java fará a compilação do código fonte e gerará um arquivo com o mesmo nome, mas com a extensão .class. Observe:

Criando Seu Primeiro Programa em Java - Imagem4

 

Executando Seu Primeiro Programa em Java

Agora vamos executar nosso pequeno programa. Para isso, digite java MeuPrimeiroProgramaEmJava.

Caso a mensagem “Mensagem 1 – Estou executando meu primeiro programa em java” seja exibida, tudo funcionou perfeitamente.

Como  mencionei no fim da vídeo aula anterior, vou tentar ser mais “criativo”, ou seja, vamos juntos colocar uma pequena “inteligência” em nosso programa, desta forma sairemos da rotina de criar SEMPRE o famoso “Olá Mundo”.

Volte ao editor que contém o código digitado anteriormente e realize a edição para que fique da seguinte forma:

Não esqueça de salvar o conteúdo do arquivo.

Apague (del MeuPrimeiroProgramaEmJava.class) o arquivo .class criado anteriormente e faça novamente o processo de compilação.

Agora, o processo de execução do programa Java possui apenas uma única diferença, ou seja, deveremos passar um “valor” como parâmetro, para que o programa decida qual mensagem exibir. Para isso, basta digitar o comando java MeuPrimeiroProgramaEmJava 1. As mensagens são exibidas conforme o valor do parâmetro informado. Observe:

Criando Seu Primeiro Programa em Java - Imagem6

Caso não seja informado nenhum valor para o parâmetro, o programa é executado mas, exibe a seguinte mensagem de erro:

Isso acontece, porque embora nosso pequeno programa tenha uma certa “inteligência” capaz de decidir qual mensagem exibir, não foi tratada a situação aonde um valor para o parâmetro não seja informado.

Poderíamos resolver esse problema, colocar outros processos de decisão, realizar outras codificações de forma mais elaborada, mas não é o objetivo aqui.

O foco é apenas demonstrar a criação de um pequeno programa em java, realizar seu processo de compilação e após execução. O plus foi o processo de decisão de mensagens a serem exibidas.

Espero que o artigo tenha sido útil para você.

Até a próxima e muito obrigado

E-book GRÁTIS - Crie um Aplicativo para Web com Java EE7

Jean Vargas

Jean Vargas é Professor, Escritor, Técnico em Processamento de Dados, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós Graduando Em Engenharia de Software.

Website: http://www.profissionaisjava.com

7 Comentários

  1. Davi

    Oi, eu já assistir todos os vídeos de java SE, mais eu fiquei desorientado como usar a documentação do java, nao sei pra onde ir, gostaria de uma ajuda

    • Oi Davi
      O Java SE é o básico, a base do Java.
      Para utilizar a api de forma mais consistente você deve ir até o link http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/, que vai te disponibilizar acesso a tudo que precisa para entender melhor sobre Java SE.
      Mas vou deixar um exemplo aqui pra ti.
      Digamos que vc queira entender o significado da seguinte linha de comando: System.out.println(“Olá Davi”), que tem a função de exibir uma mensagem no Java, como vc faria?
      Respondendo, vc vai até o link que te citei acima, no lado direito procura a classe System e, automaticamente vc vai tendo acesso ao próximo comando out, depois ao println e assim por diante. Essa é uma forma de começar a entender como utilizar a API do Java.
      Eu sei que o exemplo é estritamente simples, mas já é um caminho.
      Logo vou postar mais videos e estes linkados artigos aqui no site sobre várias funcionalidades no Java SE. Acampanhe, ok?!
      Abraço

  2. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am encountering troubles with
    your RSS. I don’t know why I cannot subscribe to it.
    Is there anyone else having similar RSS problems?
    Anyone who knows the answer will you kindly respond?
    Thanx!!

  3. Wow,Fantastic article,it’s so helpful to me,and your blog is very good, I’ve learned a lot from your blog here,Keep on going,my friend,I will keep an eye on it,One more thing,thanks for your post!
    美國黑金

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.