Criando Um Projeto Java No Eclipse

Olá,

Este será o último artigo de uma série de cinco, aonde realizamos a instalação e configuração do Java, criamos um projeto por linha de comando e por último conhecemos a ferramenta Eclipse IDE.

Caso você não tenha visto os artigos anteriores, segue os links abaixo, na ordem cronológica em que foram criados:

Neste artigo, criaremos um projeto Java no Eclipse, bem como, abordaremos mais funcionalidades desta ferramenta. Vamos lá.

Criando Seu Primeiro Projeto Java No Eclipse

O Eclipse, como abordado no artigo anterior, é uma ferramenta que nos permite criar vários tipos de aplicações Java. Podemos criar programas para a web, aplicações distribuídas, simples projetos java e assim por diante.

Como exemplo, criaremos um projeto do tipo Java Project, que nada mais é que um projeto Java básico, aonde criaremos uma classe Java aonde colocaremos nossas codificações.

Execute o Eclipse e vá até o menu File, New, Java Project.

Criando Um Projeto Java no Eclipse - Imagem 1Caso você não encontre a opção Java Project, basta clicar sobre a opção Other, a qual exibirá uma caixa de diálogo, na qual poderemos selecionar o tipo de projeto que queremos criar. Na verdade, esta caixa de diálogo traz uma série de wizards (assistentes) que visam facilitar a criação de um projeto no Eclipse. Em nosso caso, vamos selecionar a opção Java Project.

Criando Um Projeto Java no Eclipse - Imagem 2

Clique sobre o botão Next, para que a tela de configuração do projeto seja exibida. Nesta tela, em Project name, daremos um nome para nosso projeto. Digite MeuProjetoJava.

No item Location, você pode observar que uma pasta será criada com o mesmo nome no projeto. Essa pasta se localiza no caminho definido na instalação do Eclipse, conforme foi visto no artigo Eclipse IDE.

Na opção, por padrão, o Eclipse aponta para o JRE instalada no computador. Realizamos a instalação do JDK/JRE no artigo Baixando e Instalando o Java no Windows. Poderíamos apontar para a pasta do JDK, mas manteremos essa configuração, pois a mesma já é suficiente para a compilação e execução de nosso projeto.

Criando Um Projeto Java no Eclipse - Imagem 3

Clique sobre o botão Finish para que o projeto seja criado e para que possamos visualiza-lo na guia package explorer, conforme demonstra a figura a seguir
Criando Um Projeto Java no Eclipse - Imagem 4

Talvez em seu Eclipse, você não visualize o projeto java criado na guia Package Explorer e sim, na guia Project Explorer. Isso acontece devido ao conceito de perspectivas, ou seja, o Eclipse possui determinadas configurações de ambiente de acordo com o tipo de projeto que estamos criando ou até mesmo para determinado recurso que estamos utilizando. Por exemplo, ao criarmos um projeto do tipo Java Web, iremos trabalhar com perspectiva JavaEE; para um projeto básico, tipo Java Project, utilizamos a perspectiva Java. Em um ambiente de depuração (debug) utilizaremos a perespectiva Debug e assim por diante.

Agora o próximo passo é criarmos uma classe Java, que na verdade representará nosso primeiro programa de computador para Java. Para isso, clique com o botão contrário do mouse sobre o nome do projeto MeuProjetoJava e no menu de contexto selecione as opção New, Class. 

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 1

Agora, preencha os itens Package Name e não esqueça de selecionar a opção public static void main (String[] args), conforme demonstra a figura nas área em vermelho. Após clique sobre o botão Finish para finalizar e criar a classe.

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 2

Só para salientar, na imagem anterior temos os seguintes itens:

  • Source folder: local onde o código fonte (programa java) será salvo.
  • Package: nome do conjunto de pastas (folders) que serão utilizados para armazenar nosso código fonte. Neste caso em especial, complementa o item source folder da seguinte forma:

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 3

Em outras palavras, o package (conjunto de pastas) foi criado a partir do folder src definido no item source folder.

  • public static void main (String[ ] args): método (código) obrigatório quando desejamos executar nosso programa Java. Neste artigo, criaremos uma pequena codificação neste item e isto será visto a seguir.

Após criar a classe, a mesma ficará da seguinte forma:

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 4

No lado esquerdo, junto do projeto MeuProjetoJava temos o package br.com.programa.java e, no lado direito, a classe MeuPrimeiroProgramaJava aberta e o método main.

Agora, dentro do método main, coloque a seguinte codificação:

Neste pequeno e simples código, foram declaradas duas variáveis, sendo uma do tipo nativo int e outra do tipo String, sendo a primeira com intenção de armazenar uma “idade” e a outra com a idéia de armazenar um nome de personagem.

Por fim, quando nosso programa Java for executado, através do comando System.out.println uma mensagem deverá ser exibida na tela, exibindo os dados contidos nas variáveis citadas.

Não esqueça de Salvar o que foi digitado através das teclas de atalho CTRL + S ou através do menu File, opção Save. Caso você não salve, não conseguirá executar o projeto, pois o Eclipse considera como alterado apenas o que já estiver sido salvo.

Agora, para finalizar, temos que executar a aplicação. Para isso, devemos ir até o item Run, Run as, Java Application ou através do menu Runopção Run. A primeira opção é demonstrada na figura a seguir:

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 5
Com a execução de nosso pequeno programa Java, logo abaixo, a guia Console é exposta, exibindo a mensagem com o nome e a idade do personagem. Observe:

Criando Um Projeto Java No Eclipse - Figura 6

 

Parabéns, você chegou ao fim de mais um artigo e talvez tenha achado que o conteúdo aqui descrito seja simples demais ou extenso para tão pouca coisa mas, se observamos, fizemos várias coisas:

  1. Criamos nosso primeiro projeto java
  2. Estudamos sobre o conceito de source folder package e aplicamos tais conceitos na prática.
  3. Criamos uma Classe Java (nosso primeiro programa java)
  4. Aprendemos para que serve o método main
  5. Colocamos nossas primeiras codificações
  6. Executamos nosso projeto.

Enfim, eu só tenho uma coisa a te dizer, você já é um programador Java. Parabéns.

Na próxima sequencia de artigos, começaremos a estudar mais sobre a orientação a objetos em Java. Até lá.

E-book GRÁTIS - Crie um Aplicativo para Web com Java EE7

Jean Vargas

Jean Vargas é Professor, Escritor, Técnico em Processamento de Dados, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós Graduando Em Engenharia de Software.

Website: http://www.profissionaisjava.com

12 Comentários

  1. Edjanio

    Muito bom, aguardando os próximos, valeu.

    • Obrigado
      Logo sai outros, uma coletânea até.
      Obrigado por acompanhar o blog.
      Abraço amigo

  2. Ivan Lopes Luciano

    Muito bom Engenheiro, estou a estudar Java na Faculdade, mas quero aprofundar ainda mais….Estarei sempre de olho neste Blog, e conectado com o Senhor.Sera que qualquer duvida que eu tiver posso contar com o Senhor…

  3. jenner brasil

    beleza, valeu pela informações.

  4. Mario Kapiska

    Esta aula, vai me ajudar muito na faculdade e no meu primeiro projeto que estou desenvolvendo.

  5. geronimo

    nao consegui baixar o livro tem como mandar por email

  6. jose

    Ótimo material. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.